quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nietzsche: outras de cair o queixo


Ontem andei caótico com o feriado de Tiradentes. Nada combina melhor com caos que as máximas e interlúdios do Nietzsche. Então, sentei em meio ao nublado do dia com o Além do bem e do mal. Fiquei com um pouco de pena do pobre homem lúcido, devia doer além da conta as dores de cabeça dele. Nunca li nada que deixe a alma humana mais desnuda do que os aforismos do assassino de Deus. Cada frase precisa ser mastigada lentamente, meditada. Algumas minha vã compreensão simplesmente não consegue tocar. Outras, nos deixam mais pelados do que quando estamos pelados...Ei-las:

"O poder de atração do conhecimento seria muito fraco, se no caminho que a ele conduz não tivéssemos de vencer tantos pudores."

"Obervou mal a vida aquele que não viu também a mão que, de maneira delicada, mata."

"Não é a intensidade dos sentimentos elevados que faz os homens superiores, mas a sua duração."

"O homem genial se torna insuportável, se não tiver pelo menos duas outras qualidades: a gratidão e a polidez."

"Em tempos de paz, o homem belicoso engalfinha-se consigo mesmo."

"Uma alma que se sabe amada, mas não ama, denuncia as próprias profundezas. E vem à tona o que de mais vil estava sepultado."

"A mulher aprende a odiar à medida que desaprende a fascinar."

"A intensidade das paixões diferem no homem e na mulher, e é por isso que homem e mulher não param de se desentender."

"As experiências terríveis nos levam a questionar se aqueles que as vivenciaram não contêm também algo terrível."

"Envergonhar-se da própria imoralidade é um degrau da escada no topo da qual se sentirá vergonha da própria moralidade."

"Quem se sente mais inclinado à contemplação do que à fé, considera todos os crentes demasiado escandalosos, impertinentes, e procura evitá-los."

"Muitas vezes, a sensualidade ultrapassa o crescimento do amor, de tal forma que a raiz permanece fraca e pode ser facilmente arrancada."

E para terminar, essa tijolada com afundamento de maxilar:

"Um povo é o rodeio da natureza para chegar a seis ou sete grandes homens. Sim, para depois evitá-los."

Um comentário:

  1. Contando leituras do proprio + de pessoas falando sobre a fera + de gente "inspirada" no sujeito, creio que o BIGODE trata de ser o meu autor mais amigo-intimo...

    Gosto de praticamente tudo, mas AMO, mesmo, duas dele: "A genealogia da moral" e a "Segunda consideracao extemporanea", sobre historia (em algumas traducoes: Consideracoes intempestivas).

    Mestre da tijolada, sem duvida.

    ResponderExcluir