quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Novas descobertas científicas, velha amizade sem ciência!


Abaixo notícia extraída do jornal Diário da Manhã sobre as pioneiras descobertas do amigo Vinicius Rosa. O Vini foi premiado em várias Universidades estadunidenses em razão das pesquisas desenvolvidas com células-tronco. Aguardamos o convite para o Prêmio Nobel...Ele não sabe nada, nunca soube, mas mesmo assim é meu amigo. Deixo um abraço do tamanho do Rio Grande pra esse amigo que a vida me deu! Explica Rosa... (essa é ótima)!


Tratamento de canal com células-tronco

O cirurgião-dentista Vinicius Rosa, de Passo Fundo, é doutorando em Materiais Dentários pela USP e tem desenvolvido na University of Michigan, no laboratório do Dr. Jacques Nör, uma pesquisa que visa empregar SHED em um possível tratamento endodôntico para dentes jovens. "É sabido que lesões por trauma em dentes permanentes jovens são comuns e acometem aproximadamente 30% das crianças", afirma. Dentre as mais freqüentes estão a avulsão e a intrusão dentária e o índice de necrose pulpar observado nesse tipo de lesão é de 85 a 96% para a primeira e de 70 a 100% para a última. Nesses casos a formação da raiz pode ser severamente prejudicada dando origem a dentes mais curtos, com menor deposição de dentina e consequentemente mais susceptíveis a fratura. De acordo com o pesquisador, o que o grupo está tentando desenvolver é um tratamento de canal com células-tronco que viabilize o desenvolvimento natural da raiz dentária. Quando um dente jovem sofre um tratamento de canal muitas vezes a formação da raiz é severamente comprometida. "Se conseguirmos fazer com que essas células se diferenciem em odontoblastos e continuem a depositar dentina seremos capazes de tratarmos canais dentários de uma maneira totalmente natural. O uso das SHED para essa iniciativa é muito interessantes umas vez que além de ser altamente proliferativas podem ser obtidas a partir de dentes decíduos naturalmente exfoliados", enfatiza Rosa. Embora a pesquisa esteja em sua fase in vitro os resultados parecem promissores. "Fomos capazes de fazer as SHED sobreviverem dentro do canal radicular recebendo nutrientes apenas pelo forame apical por duas semanas e após esse período elas já começam a expressar alguns genes de células odontoblasticas como MEPE e DMP-1", explica o cirurgião-dentista.

Resultados promissores

De fato essas células tem produzido resultados bastante empolgantes em outro projeto do pesquisador. "Recentemente conseguimos diferenciá-las em odontoblastos após injetarmos elas em coroas de aço com o interior revestido por um esmalte sintético", explica Rosa. A engenharia de tecidos é um campo em franco desenvolvimento e muitos obstáculos ainda precisam ser vencidos até que as pesquisas virem uma alternativa clínica De acordo com o pesquisador, o desenvolvimento e aplicação desses resultados ainda depende de muito estudo, como entender melhor os mecanismos envolvidos na diferenciação dessas células e a melhor maneira de estimulá-las para obter o máximo de seu potencial, "mas quem sabe não chegará o dia em que, ao invés de obturarmos um canal, iremos preenchê-lo com células-tronco que se diferenciarão em odontoblastos e produzirão dentina pro resto da vida? É um longo caminho que já está sendo trilhado", avalia o cirurgião-dentista Vinícius Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário