terça-feira, 17 de novembro de 2009

Manoel de Barros: poeta das instabilidades semânticas


Segue abaixo a riquíssima descrição sobre o poeta Manoel de Barros feita pelo colega e amigo Leonardo de Camargo Subtil. Pelo que conta o Leo, é um autor indispensável. Por isso já foi para o caderno de memórias das indicações de leitura.



"No descomeço era o verbo. Só depois é que veio o delírio do verbo. O delírio do verbo estava no começo, lá, onde a criança diz:eu escuto a cor dos passarinhos. A criança não sabe que o verbo escutar nãoFunciona para cor, mas para som.Então se a criança muda a função de um verbo, ele delira. E pois. Em poesia que é voz de poeta,que é a voz. De fazer nascimentos -O verbo tem que pegar delírio."

Manoel de Barros



Deleito-me a escrever algumas poucas linhas sobre aquele que reputo ser, ao lado de Ferreira Gullar, o atual maior poeta brasileiro. Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu no Beco da Marinha, beira do rio Cuiabá (MT), em 1916, migrando ainda jovem para Corumbá. Manoel vivera em Corumbá, Campo Grande, Rio de Janeiro, Nova York, Bolívia, Peru, Equador, Portugal, Itália e França. Atualmente, mora em Campo Grande (MS). Mistura erudição e primitividade. Advogado não praticante, diz que não conseguia defender nem mesmo a si próprio, quiçá outras pessoas. Adora fragilidades. Fazendeiro e Poeta. Casado com a mineira Stella, Manoel tem três filhos, Pedro, João e Marta e sete netos. Costuma passar dois meses por ano no Rio de Janeiro, ocasião em que vai ao cinema, revê amigos, lê e escreve livros. Escrevera seu primeiro poema aos 19 anos de idade. Sua revelação poética ocorrera aos 13 anos de idade, quando, em meio à disciplina do Colégio São José dos Irmãos Maristas, no Rio de Janeiro, descobriu o delírio dos verbos, a mistura dos sentidos, a sublimação das coisas. Publicara seu primeiro livro de poesia, Poemas Concebidos Sem Pecado, em 1937.
Poeta da geração de 45, ao mesmo tempo, primitivo e moderno no trato com a linguagem, surge como rei das instabilidades semânticas, pois delira os verbos, delira as palavras. Manoel descoisifica o homem à luz de borboletas, de lagartixas. Diria que mais sente do que pensa. Acha possível sentir um homem simples nesse mundo de ser não mais ser, homem não mais homem. Sua inspiração? O pantanal. Universaliza-o. Troca frases gramaticalmente corretas pela desordem semântica da natureza. Faz do homem formiga. Transforma o ter em ser. Fusiona ser e natureza. Manoel crê na poesia como ocupação da palavra pela imagem, ocupação da imagem pelo ser. Vê nas riquezas do ínfimo o cerne para tornar o homem líquido. Na mistura dos sentidos, no orgasmo das palavras afirma que "a quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso". Crê na primitividade do homem, onde “ali o que eu tinha era ver os movimentos, a atrapalhação das formigas, caramujos, lagartixas. Era o apogeu do chão e do pequeno". Explora os mistérios irracionais na toca do inútil, na toca do nada. Diz “exploro há 60 anos esses mistérios. Descubro memórias fósseis. Osso de urubu, etc. Faço escavações. explorar os mistérios irracionais.”. Adora o escrever com lápis. A cada apontar, desvela os nascimentos nominais. A cada mexer das mãos, dos dedos, transforma papel em ser e ser em papel. Diz que noventa por cento do que escreve é invenção. Só dez por certo é mentira. Impossível entender poesias. Razão não serve. É preciso sentir. Sentir é preciso. Poetas não têm compromisso com a verdade, mas com a verossimilhança. A rebeldia da escrita encarna seu ser. Normas, regras não existem. Existem delírios apofânticos, os sentidos de liberdade vindos de Arthur Rimbaud, na sua “Une Saison en Enfer”.
Poeta reconhecido internacionalmente como um dos mais originais e importantes do Brasil, Manoel busca, na natureza, a renovação do homem. Guimarães Rosa tinha os textos de Manoel como doces de coco. Antonio Houaiss o tinha como poeta das riquezas ínfimas “na humildade diante das coisas. (...) Sob a aparência surrealista, a poesia de Manoel de Barros é de uma enorme racionalidade. Suas visões, oníricas num primeiro instante, logo se revelam muito reais, sem fugir a um substrato ético muito profundo. Tenho por sua obra a mais alta admiração e muito amor". Ganhador de diversos prêmios como o Grande Prêmio da Crítica/Literatura, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti de Poesia, pelo livro O Guardador de Águas, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, Manoel torna-se imortal poeticamente. Dentre suas principais obras publicadas no Brasil, estão: Poemas concebidos sem pecado (1937), Livro de pré-coisas (1985), Concerto a céu aberto para solos de aves (1991), O Livro das ignorãças (1993), Livro sobre nada (1996), Retrato do artista quando coisa (1998), Tratado geral das grandezas do ínfimo (2001) e Poemas rupestres (2004). Além disso, Manoel possui obras publicadas em Portugal, França e Espanha.
Concito-vos a (re)visitar a obra de Manoel de Barros!! Enfim, um pouquinho de Manoel faz bem ao ser não mais ser, homem não mais homem, desse mundo moderno dominado pela razão absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário