quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A cama é a Senhora


Li a passagem de um Salmo da Bíblia dizendo que eu tinha que temer o Senhor. Não entendi porque tenho que temer o Senhor. Depois de um período de ceticismo absoluto, até ando entendendo que ele possa existir (ou ter existido) e ser um cara gente fina, ele e o guri dele que carregou aquela cruz que devia ser mais pesada que vaca morta de frigorífico, mas porque ter medo do barbudo? Também não entendo esse privilégio do Senhor de burlar as regras da gramática e levar maiúscula, igualzinho aos nomes próprios como Julieta, Inglaterra, Paulo ou Petrarca (que já não anda muito na moda). Jesus Cristo ok. É como João da Silva. Mas se o João da Silva for um senhor não vou escrever um email dizendo "Caro João da Silva, receio que o Senhor...blá blá blá". Não que mude alguma coisa. Pensando bem não muda merda nenhuma. Mas se a minha professora do colégio estava certa não é caso de maiúscula. Senhor, afinal, não é um nome próprio e, agora que já ando mais convencido das minhas razões do que quando comecei a escrever essa besteira, só escrevi o último "senhor" com maiúscula porque era inicio de frase. Eu ando com medo é do calorão insuportável que se aproxima, do trânsito que tem matado gente a granel. Tenho medo de não acordar de manhã, volta e meia meu celular pega no sono e esquece de tocar. E a minha cama tem um poder de sedução infalível. E como as melhores coisas da vida a gente acaba fazendo na cama (porque não gosto de sexo na areia e nem em lugares cheios de mosquitos) vou começar a tratá-la por Cama.
-
**Entendidos de Bíblia e assuntos do Senhor, tentem me explicar por favor.


3 comentários:

  1. Temer não é simplesmente ter medo. Embora um dos significados de temer possa ser "ter medo", ele significa um "ter medo" com respeito, admiração - não medo de algo ruim, mas aquele medo que a gente costuma ter de autoridades e pessoas importantes. O dicionário Michaelis, dentre outros significados classifica temor como:
    3 - Medo acompanhado de respeito.
    4 - Sentimento de respeito ou reverência.
    É esse o temor que temos que ter de Deus. Mas, claro, embora devamos ter temor de Deus, não é o temor quem nos trás a salvação. A Bíblia fala que a salvação não vem por obras (boas atitudes), mas vem pela fé (Efésios capítulo 2). Fé que também não é simplesmente "crer", mas crer com uma convicção tal que vivamos com a certeza da salvação, em uma vida de arrependimento pelos pecados (quem não peca? quem nunca mentiu? quem nunca teve raiva de alguém? - Romanos 3.9-10) e de obediência a Deus. Obediência que também não é cega e sem entendimento, mas uma obediência que liberta e trás paz, alegria e bom ânimo (1Pedro 1.2).
    Medo não temos que ter de Deus, pois ele nos ama verdadeiramente (João 3.16) e quer a nossa salvação (João 12.47). Medo nós temos que ter é como você mesmo disse, de dormir e não acordar, porque a Bíblia fala que todos os que não crêem em Jesus e não vivem uma vida de obediência vão para o inferno (Marcos 16.16) e, com certeza, a pior coisa desta terra é melhor do que qualquer coisa que tenha no inferno. Isto torna Deus ruim? Não, pelo contrário, torna ele bom e justo! Já que ele criou o mundo para manifestar o seu amor e o homem se perdeu em seus próprios delitos e iniqüidades, negando a Deus (Salmos 10 e 14) e se fazendo para si outros deuses (Juízes 2.12 e Jeremias 16.11).
    Mas, em seu eterno amor, Deus é fiel e justo para perdoar nossos pecados (1João 1.19) e nos amar, como nunca fomos amados e nos forjar em sua justiça para sermos semelhantes a Jesus (Romanos 5)!!
    E como fazer isso? Basta apenas uma oração, uma vida de santificação (o que é algo constante) e uma busca pelo Deus verdadeiro e Altíssimo!

    ResponderExcluir
  2. Como assim Lorenzo, "medo que a gente costuma ter de autoridades e pessoas importantes"? O pessoal não anda com muito medo da Dilma, apesar de ela ser um susto de feia. O Lula é super gente fina, deve ser um grande parceiro pra encher a cara, e também suspeito que pouca gente tenha medo dele. No que se trata de respeito, por ser um valor universal (e quando digo universal é: pode usar a vontade que você nem morre nem mata de overdose), deve ser usado pra todo mundo. Mas antes respeitar o pessoal que tá aqui pela terra, perto de nós (dos indigentes ao Obama e ao Osama). Respeitar antes o pessoal que a gente vê, do que os que cremos simplesmente.

    Convicto da salvação? Eu to convicto do meu cansaço. Porque sinto na pele. Salvar de quê? Todo mundo tem medo de morrer e por isso estar vivo deve ser legal. Então se salvar de quê? O resto é se manter confortável com a crença em uma ilusão necessária para viver bem. No fim a questão é viver bem, crendo em deus ou no diabo, ou no que se quiser: igreja, comida, amor, pinga, fazendo castelo de areia.

    No Direito temos um recruso que se chama de Embargos Declaratórios para sanar contradições. Eu enviaria um aos céus, porque a Biblia se contradiz quando fala com o seu João que "Medo não temos que ter de Deus, pois ele nos ama verdadeiramente (João 3.16)" e vem o tal salmo e me diz pra temer ao senhor. Dá vontade de fazer uma acareação com o seu Salma e o seu João. Das duas uma: ou alguém tava bêbado quando escreveu ou alguém está mentindo.

    Altíssimo é um adjetivo e só vai com maiúscula se for inicio de frase. Comece a desconfiar desse tal Michaelis. Eu não conheço ele pra confiar em tudo que ele escreve.

    Brigadão pela contribuição Lorenzo. Não leve a mal os comentários, só preciso encher o saco mesmo. E no fim das contas isso não leva a nada. Assim como a vida não leva a nada. Viemos e temos que inventar alguma coisa pra se ocupar. Nem que seja brincar de qual percepção é mais correta...Viver é uma brincadeira de criança emburrada!

    ResponderExcluir
  3. Ah, uma outra overdose é achar qeu existe só um Deus verdadeiro. O pessoal anda enfiando bala na cabeça dos outros por conta dessa unilateralidade divina. Deus tem por todos os lados. A gente acredita no Deus que primeiro nos seduz. Ele vem levanta a saia. E vamos correndo.

    ResponderExcluir