terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Contos Imediatos I


O CANÁRIO DE VENÂNCIO

Venâncio era um homem de poucas palavras. Falava apenas quando o mundo lhe solicitava. Era também rotineiro, metódico e cartesiano com tudo que solicitava do mundo. Morava em uma grande cidade e tinha como companhia um canário belga de cor amarelo claro. O canário, assim como Venâncio, quase não cantarolava. Economizava os pios. E piava apenas para solicitar comida. Viviam em harmonia. Venâncio tinha um único parente. Um primo que morava na distância continental que era a cidade de Anajatuba no Maranhão. Mas também não sabia mais se esse tal primo ainda piava ou se já tinha a terra tragado suas vísceras. No princípio, enquanto namoravam, os pios do canário à Venâncio, eram por alpiste. Porque à Venâncio lhe aprazia a ordem, estabeleceu sempre horários rígidos para o alimento do canário. E assim, sempre às 7 e às 22:30, despejava a quantia de meia xícara de chá no lugarzinho que comia o canário. Também sempre à meia tarde, nunca antes das 15 nem depois das 16, pendurava com um prendedor de roupas, meia folha de alface na gaiola.

O canário - que de irracional não tinha nada como pensavam os tolos -, já havia aprendido o quando de sua comida. Por isso nunca mais piou. E Venâncio morreu, calado. Três dias e meio depois, morreu o canário, cantarolando até o último suspiro.
PFF

3 comentários:

  1. Essa vida virtual, tu entra lá e eu aqui, cada um fala de um ponto, os dois no mesmo espaço.
    Mas percebi que falamos ao mesmo tempo, pensei em saber de ti e tu apareceu por lá, sicronicidade.
    SC? Nossa que maravilha!
    Grandes mudanças então?
    Boa sorte nessa nova etapa.
    Sigo por aqui, te lendo.
    Beijos querido.

    ResponderExcluir
  2. Meu poeta..gostei...do som..meu poeta....assina teus contos!! Esse é vc numa tarde de inverno..sentado na grama..falando alguma coisa..impublicável.

    E esse é um Miró???

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Vou assinar então Cervi!!
    Não entendi o "Esse é vc numa tarde de inverno..sentado na grama..falando alguma coisa..impublicável"...rssss
    Miró sim, cheio de cores!
    beso

    ResponderExcluir