domingo, 13 de setembro de 2009

Ah que saudade eu tenho da Bahia !!!




Ano passado estive em Salvador, muito mais visitando amigos e amigas do intercâmbio do que a trabalho propriamente. Desde lá carrego um martelo que sonou durante esse ano e pouco na minha cabeça quando Peu me disse em bom baianês: "Oxx (será que é com x?) Paulo faça um blog! Eu fiz um e vou largando meus escritos lá". Coincidência ou não Salvador e as pessoas que conheci lá, deixam saudade. Não sei se tive sorte ou se realmente o povo de lá viaja por territórios mais profundos da alma humana e, assim, tornam-se mais humanos e mais interessantes que o habitual. Mais livres. Caetano que o diga.


Além de Peu que é uma pessoa de grandiosa alma, lá também habita Déa, talvez o espírito feminino mais completo que tive a sorte de conviver. A carícia que era sua lucidez desde aquele tempo não vi mais. Além disso e de me apresentar Geraldo, tive com ela em Santiago, um dos dois momentos hierarquicamente mais mágicos e encantados que tive na vida, que restará guardado a quantas chaves forem necessários no coração. À ti Déa, meu eterno carinho! Inesquecíveis também Pati e seu azeite de dendê natural e Japa aventura, que esteve visitando o Rio Grande e tomando uma cerveja com o "bem" em Porto Alegre. Também Cela e seu romance eterno com o "judiado" encatava com a pureza sublime que tinha no rosto. Alice que carregava uma nobreza de baixa altitude em cada passo e agora está preocupantemente muito magra, são pessoas que também serão queridas para sempre.
Concluímos eu, Déa e Peu, depois de uma jam session que "só sozinho a gente é a gente mesmo". Mesmo que a frase tenha ficado bem desenhada, paradoxalmente, lembrando de vocês penso que é na alteridade que nos tornamos mais completos, mesmo que menos autênticos.

A todos vocês meus queridos amigos, um afeto sincero do gaúcho!

2 comentários:

  1. É verdade: convivendo com gente interessante, o nosso "a gente mesmo" torna-se muito melhor, ainda que não tão autêntico.
    Que bom que o blog saiu!
    Abração,
    Peu

    ResponderExcluir
  2. Filhote, que lindo!!! Mas BAH guri que tens um talento nato com as palavras.. huauhauh adorei a homenagem e o blog.. adicionei aos favoritos e prometo visitar sempre.. saudades muitas.. quando vier a bahia não esqueça de nos informar, ok?? Bjs

    ResponderExcluir