domingo, 21 de agosto de 2011

Cartas de Jung

"(...)O 'modus philosophandi' de Heideger é totalmente neurótico e baseia-se em última análise em sua excentricidade psíquica. Os seus afins mais próximos e mais remotos estão em manicômios, alguns como pacientes e outros como psiquiatras com ares filosóficos. Apesar de todas as suas falhas, o século XIX merece mais do que ter Heidegger como seu último representante.(...) Com toda sua crítica a filosofia ainda não conseguiu eliminar seus psicopatas. Para que existe um diagnóstico psiquiátrico? O ranzinza Kierkegaard também faz parte deste capítulo. A filosofia ainda precisa aprender que ela é constituída de pessoas e que que depende seriamente da constituição psíquica. Um capítulo de uma filosofia crítica do fututo terá como título "A psicopatoloia da Filosofia". Hegel quase explode de presunção e vaidade; Nietzche goteja desonrosa sexualidade etc. Não há pensamento em si, mas há eventualmente um pote de impurezas de todos os demônios inconscientes, como qualquer outra função que reindivica hegemonia. Muitas vezes é menos importante 'o que' é pensado do que 'quem' pensa.(...) A neurose desmente todo filósofo, pois ele está discorde consigo mesmo. Então sua filosofia nada mais é do que o combate sistematizado de sua própria insegurança. Desculpe estas blasfêmias! Elas brotam de minha tendência higiênica que lamenta ver tantas inteligências jovens serem contaminadas por Heidegger."


Do livro C. G. JUNG - Cartas (1906-1945)

3 comentários:

  1. Esse cara (para mim) é O CARA! Ele não está acima de todos, nem embaixo nem do lado, pois n existe nada que se compare a ele em termos de pensar o pensamento. Talvez ele se equivalha à Einstein, dois homens que realmente transcenderam o tempo e o espaço, não só o próprio, mas o de todos que vieram antes e depois, em qualquer lugar!!

    ResponderExcluir
  2. bah, revoltado com o Heidegger, não?! Pra mim o Jung estava era afim da Hannah, mas como ela resolveu ficar com o professor mesmo, ele acabou com o Heidegger aí, rsrs.
    Bah, estou conhecendo "esse" cara. "Sincronicidade" é um espetáculo irmão, muito obrigado pelo presente. Comecei a ler o "Memórias" e está muito bom. Falando nisso, vou te escrever sobre o Freud em "Futuro de uma ilusão".
    abração

    ResponderExcluir
  3. Dale ÊUNGUE, setembro ele vai tá fumando um cachimbo em Gramado conosco com certeza. Conectividade e quaternidade à mil, isso sem falar da sinconicidade e os seus empuxos.
    Nêne, que bom que ta gostando, é pra derrubar uns muros científicos que ainda temos. Escreva sobre Freud, que é do meu agrado também. Prefiro incluir conhecimento, e não negá-los, como fazem os freudianos cabeças de ovo.

    ResponderExcluir