terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Temas Emergentes no Direito


Há mais de um mês foi lançada, pela Editora Imed, a obra TEMAS EMERGENTES NO DIREITO. Integram a obra capítulos sobre os mais diversos assuntos jurídicos em voga. O 12º capítulo é de minha autoria e se chama "Reconfigurando o positivimo jurídico". Ainda que a propaganda sirva para todos os autores, portanto, inclusive para este que vos fala, resolvi escrever sobre o livro aqui no blog porque hoje terminei de ler o capítulo do querido amigo Luis Alberto Warat que inaugura a obra com o instigante título: "Do Paradigma Normativista ao Paradigma da Razão Sensível".

Incursionando pelo terreno da transdisciplinariedade, Warat se apóia na psicologia para denunciar as falsas representações ideológicas que mantêm aprisionado o Direito. Fala da necessidade de vencer os discursos estereotipados e os lugares comuns que engessam a capacidade sensível dos indivíduos que participam desse nômade e descarrilado circo jurídico . Denuncia as armadilhas do regramento apriorístico, tanto do campo psicológico (já comentado nesse blog) quanto jurídico, referindo que a utópica segurança jurídica nada mais é que um saudosismo psíquico em relação à primeira mamada, momento mítico de simbiose com o peito materno.

Por isso, afora os demais textos que tratam de temas de extrema importância, é especialmente pela qualidade altaneira das linhas de Warat que recomendo a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário