terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O Direito é um site de encontro









 



Tempos atrás me cadastrei em um site de encontros. Algo do tipo: você informa dados pessoais como seu prato preferido, sua idade, a cidade que você mora, sua religião, se tem filhos e quantos, se fuma ou não fuma ou se fuma só de vez em quando, se gosta de esportes, de filmes, de yoga, de jogar videogame, de foder bastante ou não, se prefere mais ou menos amorzinho, se come ou não come sushi (porque hoje, amigo, se você não comer sushi, suas chances são terrivelmente remotas), se é socialismo-amoroso-bobmarley ou se é liberalismo-razão-meritocracia. O muro de Berlim que temos hoje vai de Davos até o Fórum Social Mundial. E nisso não há nada de novo porque sempre fomos campeões em ver vitória em todo tipo de oposição. 

Pergunto: qual o fundamento do desespero para encontrar coisas como o “Amor Ideal” ou a “Namorada que Vai te Salvar do Fogo do Demônio” ou a “Justiça Social Escrevendo Artigos Qualis para o seu Lattes que Ninguém Vai Ler”?


A solidão coça em quase todos. Não gostam de ficar sozinhas porque morrem de medo da solidão. Poucos suportam o silêncio – melhor que falemos, melhor que o som do carro esteja ligado, melhor que se diga. Se o medo paralisa, a cultura cobra. O grande Outro que é a cultura cobra desde sempre: a família, o nascimento e o casamento, sempre foram a quantidade, enquanto a solitude, a vitória sobre o instinto de reprodução biológico (porque há reproduções artísticas como os gozos de criatividade) e a contemplação, foram a qualidade. Há neste antagonismo um quê do antagonismo entre o Oriente e o Ocidente que é um naco do entendimento sobre o direito que virá – e não nos importa que seja com este ou outro nome. Um espírito geneticamente passivo (e mórbido¿) que tem um casamento fadado ao fracasso com um espírito geneticamente ativo (e ansioso¿). Um que olha e tudo e vê, outro que precisar sonhar para ver tudo e os filhos que pensam que o tudo está fora de moda depois que começamos o Tribalismo Pós-Moderno do Depende Ú-hul!


A apoteose do desejo de encontro, e desse grande medo adolescente, é um dado revelado com esses sites de encontro. O desejo e o medo são fantasmas de barbas brancas, o calo da transvaloração do nosso jeito de pretender justiça – desde sempre por intermédio de uma preleção de normas. A diferença é a turbinada dos meios para anestesiar os medos e para controlar os desejos. Somos a história de uma repressão de tudo que foi ligado ao corpo. Desnutridos do pão da fundura, se têm ouvidos para ouvir, ouçam: quando a balança estiver equilibrada, já estaremos mortos!
No site de relacionamento, você pode definir qual o raio de filtragem da busca. Ou seja, você pode estar disposto a ir até a cidade vizinha, até a puta que pariu, ou até o interior do Acre, que é depois. Claro, se você aumentar o raio, as chances de você encontrar o Amor da Sua Vida são maiores. Isso se você postar uma foto (que aumentam a chance segundo janelinhas sem fim do próprio site) e preencher com atenção todas as lacunas que são os ingredientes da Receite Perfeita que você montou no Site da Limpeza de Todos as Entidades do Mal que vão embora de sua casa com um Incenso de Canela do Cerrado e que, de quebra, vai acabar com sua conformação de punheteiro.
 

O perfil de um site de relacionamento é como um Código ou uma Constituição: se tudo aquilo der certo, seremos felizes...! Agora, então, à Constituição desnutridos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário